Buscar
  • Paulo Ricardo Moreira

O medo de falar em público te impede de conquistar

Atualizado: Jun 19

Já parou para pensar quantas oportunidades são perdidas pelo simples medo de falar em público, por não saber falar bem? Pessoas que são dominadas pelo medo acumulam prejuízos ao longo da vida. Essas perdas vão desde o âmbito familiar até o mundo dos negócios. Sem falar no aspecto psicológico como a baixa autoestima, falta de autoconfiança e insegurança nas relações interpessoais.



Imagine aquele momento do seminário na faculdade em que você foge para não se apresentar ou se apresenta sem transmitir segurança para seu público. Imagine o dinheiro que você deixou de ganhar naquela venda por falta de clareza na hora de expor seus conhecimentos com relação ao produto ou serviço.


Constantemente, recebo mensagens de pessoas que perderam aquela tão desejada vaga de emprego porque não se saíram bem na entrevista. E muitas outras que deixaram de receber uma promoção na empresa porque não conseguiram evidenciar todo o seu potencial.


A triste realidade é que quem não consegue se expressar bem, geralmente por medo, costuma reprimir-se, evita opinar, socializar-se. E com o passar do tempo essa pessoa torna-se passiva e inerte às situações, sujeitando-se às decisões de terceiros justamente por não ter as habilidades necessárias para expor suas ideias de forma clara e persuasiva.


Não raramente, essas pessoas amargam a dor de ver outros, às vezes, até menos capacitados do que elas, tomarem espaços que seriam seus, pelo simples medo de falar em público.

Mas tenho uma boa notícia: o primeiro passo você está dando agora. Está na hora de virar esse jogo. E é justamente para isso que você está aqui, acompanhando nossas postagens.

3 visualizações

© 2020. Todos direitos reservados. Comunicação é poder!